Berlim - O poderoso sindicato metalúrgico alemão IG Metall e a federação patronal acertaram nesta terça-feira (24/2) um aumento de 3,4% dos salários dos empregados do setor no sudoeste do país, em um acordo regional que, salvo alguma surpresa, deverá ser adotado em todo o país. Ao término de uma quarta rodada de negociações iniciadas em janeiro no estado de Bade-Wurtemberg, representantes dos patrões e dos empregados acertaram a elevação salarial que passará a vigor a partir de 1; de abril e até março de 2016.
O acordo está acompanhado com uma bonificação única por empregado de 150 euros, e diz respeito a uma parte importante da indústria alemã (automóveis, maquinários, eletrônicos etc). O acordo neste setor deve servir de guia para as negociações em outras áreas, como serviços públicos, produtos químicos e comércio varejista.
Em termos econômicos, este aumento do poder aquisitivo para os trabalhadores "garante que o motor conjuntural mais importante que o consumo privado", afirmou o principal negociador regional do sindicato, Roman Zitzelsberger.
A federação patronal regional, Südwestmetall, classificou o compromisso "doloroso", mas saudou os avanços em termos qualitativos.