[VIDEO1]
No primeiro look, a modelo irano-americana Sabrina Sarajy usa um hijab (véu muçulmano) branco e nenhuma maquiagem. Quando o Xá Reza Pahlevi assumiu, em 1925, tomou medidas modernizantes no país e uma delas foi banir o hijab. Sabrina aparece, então, com estilo mais ocidentalizado: cabelos curtos, maquiagem e um pequeno chapéu. Começaram a aparecer os primeiros movimentos feministas no país.
Nessa progressão, a moda iraniana acompanhou o mundo ocidental. Nos anos 1960, tal como no Brasil, a modelo está de delineador e coque alto e volumoso. Em 1969, foi a primeira vez que uma mulher ocupou um alto cargo no governo iraniano: Farrokhro Parsa tornou-se ministra da Educação. Na década seguinte, cachos volumosos e olhos marcados com sombra preta: Sabrina poderia estar andando por Copacabana.
Em apenas alguns segundos, o vídeo dá uma aula de história sobre a Revolução Iraniana (1979). A modelo, de repente, aparece sem maquiagem e coberta por um véu preto, que deixa apenas o rosto de fora (Xador). A revolução executou Xá Reza e implementou diversas medidas islamistas radicais: como a proibição do consumo de bebidas alcoólicas e a obrigatoriedade do uso do véu para mulheres.
Nas décadas seguintes, ainda com o hijab, o estilo de Sabrina muda até ficar totalmente verde nos anos 2000, representando a chegada do Movimento Verde. Desde 1999, a sociedade iraniana mostrava-se descontente com a política nacional e potestava por todo o país. O movimento atingiu o ápice depois das eleições de 2009, em que o conservador Mahmoud Ahmadinejad ganhou as eleições presidenciais. Os manifestantes, em sua maioria jovens, contestavam a vitória aos gritos, em inglês, de ;Onde está o meu voto?;.
Em 2010, chega ao fim um ciclo de 100 anos conturbados do Irã ; traduzidos em apenas um minuto e meio de vídeo. O estilo de Sabrina reflete os efeitos sociais e culturais das mudanças políticas no país. O vídeo é o terceiro da série ;100 Years of Beauty; (100 Anos de Beleza), da produtora Cut. Os dois primeiros mostram as mudanças de estilo de uma mulher negra e uma mulher branca nos Estados Unidos.