Jornal Correio Braziliense

Mundo

Dois ciclones tropicais podem atingir a Austrália nas próximas horas

Tempestades e ventos de mais de 140km/h são esperados nas regiões norte e leste do país. Medidas preventivas já foram tomadas

Sydney - As regiões do norte e leste da Austrália estão ameaçadas nesta quinta-feira por dois ciclones, o que obrigou os moradores a tomar medidas preventivas, indicaram autoridades locais.

O ciclone tropical Lam, de categoria três em uma escala de cinco, avançava em direção as localidades indígenas de Milingimbi e Gapuwiyak, na região do Território do Norte, onde a chegada está prevista para sexta-feira de manhã.



Adam Morgan, porta-voz do Serviço de Meteorologia, indicou que o Lam é acompanhado por "ventos devastadores de 140 km/h em seu centro, com rajadas de até 195 km/h".

Já o ciclone tropical Márcia, que subiu para a categoria quatro, se dirige mais ao sul em direção ao centro da costa de Queensland (leste), densamente povoada. Sua chegada também está prevista para sexta-feira de manhã, de acordo com o Serviço de Meteorologia de Queensland.

"Estamos prontos, nossos serviços estão bem preparados e cientes da situação. A nossa mensagem para as pessoas é que comecem a se preparar", declarou a primeira-ministra de Queensland, Anna Palaszczuk.

Nesta região, onde cerca de trinta postos de emergência foram ativados, também estão previstos fortes ventos, chuvas fortes e enchentes severas durante a passagem de Márcia.

Mais ao norte, mais de 400 moradores das ilhas de Goulburn, uma das partes mais remotas da Austrália, foram evacuados para o centro regional de Darwin com a aproximação do Lam.