Pequim - A Ásia entrou nesta quinta-feira (19/02) no Ano da Cabra, uma criatura amável do calendário lunar chinês, em meio a fogos de artifício observados de Pequim até Cingapura. A partir da meia-noite, o céu da capital chinesa foi iluminado por um espetáculo pirotécnico e a multidão invadiu as ruas com fogos de artifício, que segundo a tradição afastam os maus espíritos. Os chineses passaram o dia, o mais importante do ano, em família ou no templo. A celebração acontece no leste e sudeste da Ásia e também nos países da diáspora chinesa.
[FOTO392230]
O presidente chinês Xi Jinping apresentou sua mensagem de fim de ano na terça-feira (17/02) à noite diante de 2.000 pessoas reunidas na Praça Tiananmen (Paz Celestial) de Pequim, totalmente decorada, diante do Grande Palácio do Povo. "Estamos orgulhosos de nosso grande país e estamos orgulhosos de nosso grande povo", disse Jinping.
Como a cada ano, centenas de milhões de chineses invadiram as estações de trem, terminais rodoviários e os aeroportos, alguns para viagens de milhares de quilômetros em trens ou ônibus lotados para desfrutar de alguns dias de descanso. Em outros pontos do continente, as grandes cidades ficaram vazias quando os residentes seguiram para os templos ou para as casas de parentes no interior.
O calendário lunar chinês tem ciclos de 12 anos e a cada um é atribuído um animal. A cabra está na oitava posição, depois do cavalo e antes do macaco. As pessoas nascidas em 1919, 1931, 1943, 1967, 1979, 1991 ou 2003 são deste signo.
Um ano com mais calma e mais doenças
Em Hong Kong, ex-colônia britânica transferida a China em 1997, os habitantes se preparavam para acompanhar na sexta-feira o tradicional desfile naval noturno na baía de Victoria.
A cidade semiautônoma registrou grandes manifestações de estudantes no fim de 2014 a favor da democracia e o chefe do Executivo de Hong Kong, acusado de atuar sob as ordens do Partido Comunista Chinês, pediu à população que se inspire no caráter da cabra. "Depois de um ano de divisões e conflitos, os moradores de Hong Kong deveriam tomar o exemplo deste animal doce e amável que vive tranquilamente em grupo", declarou Leung Chun-ying em sua mensagem de fim de ano.
Segundo os astrólogos chineses, o ano de 2015 será menos agitado que o de 2014 devido ao caráter plácido da cabra.
Em seu tradicional "índice feng shui", a empresa financeira CLSA prevê um ano favorável para "a saúde, a fortuna e o amor" graças à "amável cabra". "Este ano será verdadeiramente mais calmo em termos de catástrofes naturais ou de acidentes", afirmou Thierry Chow, uma mulher de 27 anos que afirma ser capaz de ler o oráculo chinês. "O ano de 2014 foi explosivo por causa da presença dominante do fogo na órbita celeste do cavalo", disse.
Alguns videntes chineses temem o retorno de epidemias como a síndrome respiratória aguda grave (Sars), que provocou 800 mortes no mundo em 2003, o último ano da cabra. "Acontecerá uma grande explosão de bactérias", prevê Thierry Chow, que cita a forte conexão entre o signo da cabra e o elemento terrestre que às vezes é associado à doença.