As autoridades da Malásia detiveram uma jovem de 14 anos que tentava viajar para a Síria a fim de se juntar ao grupo jihadista Estado Islâmico, informa nesta quinta-feira (19/02) a imprensa. A jovem foi detida terça-feira (17/02) pela unidade antiterrorismo da polícia, no aeroporto de Kuala Lumpur, quando se preparava para embarcar rumo ao Cairo.
O inspetor-geral da Polícia, Khalid Abu Bakar, informou que a jovem planejava se casar com um malaio de 22 anos, que estuda no Egito, antes de ambos viajarem para Istambul, onde tentariam cruzar a fronteira para a Síria.
;Descobrimos que tinha estado em contato com dois militantes malaios que se encontram na Síria. Continuaremos a investigar para descobrir quem está por trás do recrutamento de jovens para o Estado Islâmico;, disse o inspetor em comunicado citado pelo jornal The Star.
;Não permitiremos que a Malásia seja usada como campo de treino ou esconderijo para terroristas ou militantes. Quem quer que ajude ou apoie um terrorista será detido;, acrescentou Khalid Abu Bakar.
Esse .caso eleva para 68 o número de malaios detidos desde 2013 por suspeita de ligações com o terrorismo, entre eles funcionários do Estado e das Forças Armadas