Jornal Correio Braziliense

Mundo

Secretário da justiça dos EUA é favorável a moratória para execuções

Em uma de suas últimas intervenções como membro do gabinete do presidente Barack Obama, o secretário expressou seu repúdio à pena capital

O secretário de Justiça americano, Eric Holder, defendeu nesta terça-feira, a título pessoal, uma moratória para as execuções de réus à espera de uma decisão da Suprema Corte sobre a constitucionalidade da injeção letal. Em uma de suas últimas intervenções como membro do gabinete do presidente Barack Obama, o secretário expressou seu repúdio à pena capital, destacando que "o pior pesadelo" é ver uma pessoa inocente sendo executada.

[SAIBAMAIS]Ele qualificou como "apropriada" uma moratória sobre todas as execuções no país, à espera de que a Suprema Corte examine no fim de abril a constitucionalidade do procedimento de injeção letal, que recentemente levou à morte com sofrimento notório vários condenados. Depois destas controversas execuções, o próprio presidente Barack Obama pediu à secretaria de Justiça para revisar em profundidade os procedimentos da injeção letal.

Leia mais notícias em Mundo


"Este trabalho ainda está em curso... Infelizmente não será concluído durante meu mandato como ministro da Justiça", disse Holder. Holder deixará o posto assim que a nomeação de Loretta Lynch, sua sucessora, seja confirmada no Senado.

"Nosso sistema judicial é o melhor do mundo (...), mas sempre existe a possibilidade de cometer um erro, razão pela qual me oponho à pena de morte", acrescentou Holder que, no entanto, manifestou-se favorável a pedir a pena de morte para o suspeito de autoria dos atentados na maratona de Boston (Massachusetts, nordeste) que, em abril de 2013, deixaram 3 mortos e 264 feridos.