Trinta e seis pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas na explosão de uma bomba em um ataque suicida em um posto de controle perto da localidade de Biu, nordeste da Nigéria, nesta terça-feira, segundo novo balanço, fornecido à AFP por uma fonte hospitalar. "Atualmente, temos 36 mortos e mais de 20 feridos", informou a fonte, que pediu para ter sua identidade preservada pois não está autorizada a falar com a imprensa.
[SAIBAMAIS]"A maioria das vítimas é de crianças que vendem artigos variados e pedintes que costumam se reunir no posto de controle", acrescentou. Mais cedo, o guarda civil Gana Sheriff contou que o atentado tinha sido cometido por volta das 13H00 locais (10H00 de Brasília), em Yamarkumi, povoado situado a quatro quilômetros de Biu, no estado de Borno. Segundo o guarda, os atacantes circulavam em dois riquixá, um tipo de mototáxi.
Leia mais notícias em Mundo
"O que estava na frente levava três pessoas dentro que abriram fogo e detonaram três explosivos", explicou. "O segundo riquixá deu a volta depois das explosões, mas os soldados e os caçadores locais o perseguiram até o morro", acrescentou. Tijjani Kanta, um morador que estava no hospital central de Biu, contabilizou quatorze corpos, dentre eles os três dos atacantes. "Os outros onze eram de milicianos e crianças que trabalhavam no posto de controle", explicou Tijjani Kanta.
O ataque ocorreu após outro ataque terrorista na última quinta-feira no movimentado mercado de Biu. Uma jovem mulher detonou os explosivos que levava junto ao corpo e matou onze pessoas, além dela mesma. O grupo Boko Haram já tentou diversas vezes tomar Biu, situada a 180 km da capital do estado de Borno, Maiduguri, mas o grupo armado foi derrotado todas as vezes pelo exército e pelas milícias de auto-defesa. No último mês, militares auxiliados por milicianos evitaram uma tentativa de incursão de combatentes do Boko Haram, matando 40 deles.