Jornal Correio Braziliense

Mundo

Universidade da Colômbia identifica primeiro cão de caça do país

Pesquisa partiu de análises estatísticas sobre as medidas da cabeça, focinho, orelha, formato dos olhos, tipo de mordida e cores destes animais

Bogotá - Nem beagle inglês, nem bassê hound francês: a Colômbia agora tem seu próprio cão de caça, o "sabujo fino", o primeiro exemplar de raça canina criolla identificado por pesquisadores da Universidade Nacional (UN).

"Um cachorro de porte médio, bom olfato, pelo curto, olhos amendoados e orelhas longas foi achado pelo Grupo de Estudo de Genética Animal da UN depois de percorrer vários cantos do país", indica o centro de ensino estatal.

Pesquisa, que partiu de análises estatísticas sobre as medidas da cabeça, focinho, orelha, formato dos olhos, tipo de mordida e cores destes animais mostrou que "o cão de caça tradicional camponês era o mesmo em toda a Colômbia".

Segundo os especialistas, esta raça é utilizada principalmente para caçar animais de pelo, como pacas, e roedores de montanha conhecidos na Colômbia como "tinajos".



"Os camponeses os selecionaram ao longo dos anos por suas habilidades para esta tarefa", acrescenta o texto.

Além disso, o sabujo colombiano tem uma personalidade específica. "É dedicado ao dono, gostam de receber carinho e é muito tranquilo", afirmou Jonathan Álvarez, estudante de Medicina Veterinária e Zootecnia da UN.