Jornal Correio Braziliense

Mundo

Recrutadores de menores das Farc morrem em ofensiva militar na Colômbia

Há dois anos em negociação para um acordo de paz com o governo, as Farc anunciaram um cessar-fogo unilateral por tempo indeterminado

Dois guerrilheiros das Farc, principal grupo insurgente da Colômbia, morreram em operações militares no sudeste do país, informou o Exército em nota divulgada nesta quarta-feira.

[SAIBAMAIS]Alias Yorman el Mocho e Víctor Capacho, os integrantes da Frente Camilo Tabaco das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), acusados de recrutarem menores para a guerrilha, foram mortos nas operações militares em uma zona rural do município de Puerto Rico, no departamento do Meta, completa a nota.

"Os subversivos em questão estavam há 15 e 12 anos, respectivamente, na organização, onde sua principal missão era o recrutamento ilícito de menores para a Frente", disse o Exército, acrescentando que foram apreendidos dois fuzis Galil, quatro carregadores e 125 cartuchos para fuzil.

Leia mais notícias em Mundo

Há dois anos em negociação para um acordo de paz com o governo, as Farc anunciaram um cessar-fogo unilateral por tempo indeterminado, em 20 de dezembro passado, prometendo reagir apenas se suas unidades fossem atacadas.

Em mais de cinco décadas, o conflito armado na Colômbia já deixou cerca de 220 mil mortos e 5,3 milhões de deslocados por causa da violência, de acordo com números oficiais.