O presidente americano Barack Obama conversou com seu colega chinês Xi Jinping na terça-feira (10/02) sobre a necessidade de alcançar um acordo de investimento que poderá redefinir o comércio bilateral entre ambos os países.
"Obama reiterou seu compromisso de conseguir um acordo de investimento bilateral de alto nível e integral", afirmaram os funcionários depois da ligação telefônica.
Leia mais notícias em Mundo
O presidente americano incentivou a China a manter o crescimento impulsionado pelo consumo e uma taxa cambiária determinada pelo mercado, acrescentaram a fonte. O tratado está na fase de elaboração, mas poderá facilitar consideravelmente o comércio entre as duas principais economias mundiais. Xi é um dos líderes asiáticos que devem visitar a Casa Branca este ano, em setembro próximo, segundo a agência estatal Xinhua.
Além do acordo de investimento, Obama tentará encontrar um consenso sobre as medidas para frear o aquecimento global e que os dois países trabalhem juntos para reduzir suas diferenças sobre assuntos cibernéticos. A China foi acusada de estar envolvida em uma série de escândalos de pirataria informática com alvos estatais e corporativos.