Os russos nunca foram tão antiocidentais quanto agora, desde a queda da União Soviética, segundo uma pesquisa publicada nesta segunda-feira (09/02), o que ilustra o abismo existente entre a Rússia e os países ocidentais depois de um ano de crise na Ucrânia.
"Jamais constatamos um ressentimento tão grande e agressivo contra o Ocidente em toda a história de nossas pesquisas", afirmou o diretor do centro independente Levada, Lev Gudkov, autor da pesquisa realizada no final de janeiro na Rússia.
Leia mais notícias em Mundo
Dos entrevistados, 81% disseram ter uma opinião "muito ruim" ou "bem ruim" dos Estados Unidos, o dobro do que há um ano. Cerca de 42% classificam as relações entre Washington e Moscou como "hostis", frente aos 4% de 2014.
A atitude em relação aos europeus, tradicionalmente positiva, também se deteriorou gravemente, com 71% de opiniões negativas, de novo o dobro do que em 2014. E, é claro, a pesquisa constata que 2/3 dos russos têm uma opinião negativa em relação à Ucrânia, e quase metade acredita que as relações russo-ucranianas são hostis.