Jornal Correio Braziliense

Mundo

Forte terremoto é registrado no sudoeste do Japão, sem feridos

O terremoto foi precedido por um alerta antecipado, alguns segundos antes de que o movimento fosse sentido na superfície

Um forte terremoto de magnitude 5 foi registrado na manhã desta sexta-feira (horário local), no sudoeste do Japão, informaram a Agência Nacional de Meteorologia e a televisão pública NHK.

Apesar da força do sismo, ainda não há alerta de tsunami, nem informações sobre danos materiais. Os tremores mais intensos foram registrados no município de Tokushima, na ilha de Shikoku, às 10h25 (23hh25 no horário de Brasília). "Foi violento", disse em entrevista à NHK um membro de uma cooperativa pesqueira da região.

O terremoto foi precedido por um alerta antecipado, alguns segundos antes de que o movimento fosse sentido na superfície. A advertência foi divulgada pela imprensa, que pediu à população que procurasse abrigo e se mantivesse longe do litoral.



"De imediato, não há registro de feridos, tampouco de danos materiais", indicou a NHK. Vários trens foram temporariamente paralisados.