Funcionários da alfândega do aeroporto internacional do balneário de Varadero, 140 km a leste de Havana, apreenderam com um turista holandês a certidão de casamento do filho do herói nacional cubano José Martí, informou nesta quinta-feira o site Cubasí.
"As autoridades cubanas apreenderam com um turista holandês uma certidão, ao que parece original, que aponta a oficialização do casamento de José Francisco Martí Zayas-Bazán, filho do Herói Nacional de Cuba, José Martí, com María Teresa Bances e Fernández Criado", disse o site, sem identificar o turista."Trata-se de uma certidão emitida em 21 de fevereiro de 1916 na paróquia do Sagrado Coração de Jesus na capital cubana, e que registra a união matrimonial do filho do herói nacional cubano", acrescentou.
Leia mais notícias em Mundo
O funcionário de patrimônio que examinou o documento, Enrique Ramírez, relatou que ao encontrar "este documento bem dobrado no interior de uma certidão de óbito de um ;cimarrón; (escravo foragido na colônia) ficamos arrepiados". "Até o momento, a certidão de casamento de José Francisco Martí Zayas-Bazán está sujeita a um processo de análise a fim de confirmar sua autenticidade" no Registro de Bens Culturais da cidade de Matanzas.
José Martí (1853-1895) dedicou ao seu filho José Francisco (1878-1945) seu livro de poemas "Ismaelillo" (1882). O Cubasí informou que em 2014 "foram detectadas 23 tentativas de transportar para fora de Cuba objetos patrimoniais" no aeroporto de Varadero, principal polo turístico da ilha.