Jornal Correio Braziliense

Mundo

China liberta canadense e prende seu marido por espionagem

O casal canadense, Kevin e Julia Dawn Garratt, foram presos em agosto, provocando indignação da comunidade internacional

A China colocou em liberdade sob fiança uma canadense que passou seis meses detida, mas as autoridades confirmaram a prisão de seu marido por espionagem, anunciou nesta quinta-feira Pequim.

O casal canadense, Kevin e Julia Dawn Garratt, foram presos em agosto, provocando indignação da comunidade internacional. Eles são suspeitos de "atividades que minaram a estabilidade do Estado chinês", disseram autoridades chinesas.

O casal gerenciava um café em Dandong, cidade chinesa na fronteira com a Coreia do Norte, de onde enviava ajuda humanitária para o país vizinho.

Julia Garratt "foi com colocada em libertada à espera de julgamento", declarou Hong Lei, um porta-voz da diplomacia chinesa. Seu marido foi "preso por espionagem e roubo de segredos de Estado" na terça-feira, segundo Hong.

Na China, a acusação de "roubar segredos de Estado", amplamente criticada por defensores dos direitos humanos, abrange um campo amplo e impreciso.



Simeon Garratt, o filho do casal, descreveu seus pais como "abertamente cristãos", dizendo que enviavam comida para as pessoas "pobres" e "esquecidas" na Coreia do Norte. A prisão dos Garratt, que vivem na China desde os anos 80, prejudicou as relações entre Ottawa e Pequim.