Jornal Correio Braziliense

Mundo

Exército paquistanês mata 25 rebeldes em zonas tribais

Desde o atentado contra uma escola dirigida por militares, o exército multiplicou as ofensivas

O Exército do Paquistão anunciou nesta quarta-feira (04/02) a morte de 25 insurgentes em ataques aéreos nas regiões tribais próximas à fronteira afegã, em meio a uma grande ofensiva contra os talibãs e outros rebeldes.

"Pelo menos 25 terroristas morreram, e sete esconderijos foram destruídos", afirmou o Exército, em um comunicado, acrescentando que os ataques aconteceram no Waziristão do Sul e Tirah, na região de Khyber. Essa área está proibida para a circulação da imprensa, o que dificulta a verificação do número de mortos e da identidade das vítimas.

Leia mais notícias em Mundo

O Exército multiplicou os ataques aéreos, desde o atentado, em dezembro passado, contra uma escola dirigida pelos militares em Peshawar, no noroeste do Paquistão. Pelo menos 150 pessoas morreram, crianças em sua maioria, nesse episódio.

Há anos, as zonas tribais semiautônomas perto da fronteira afegã funcionam como abrigo para os rebeldes islâmicos, entre eles membros da Al-Qaeda e dos talibãs do Paquistão. Nessa área, também vivem uzbeques e uigures, uma minoria muçulmana do noroeste da China.