Jornal Correio Braziliense

Mundo

Ataque de grupo pró-governo contra rebeldes deixa dezenas de mortos no Mali

"A situação é muito volátil e é essencial acalmar as coisas" nesta área, onde grupos rebeldes e unidades militares que apoiam o governo estão em confronto há mais de um mês, afirmou uma fonte militar

Um ataque lançado na madrugada desta quarta-feira no norte do Mali por um grupo armado pró-governamental contra rebeldes deixou dezenas de mortos, incluindo vários suicidas, informaram à AFP fontes da segurança.

"Os combatentes do Gatia (Grupo de autodefesa tuaregue Imghad e aliados, legalista), acompanhados de suicidas, atacaram na madruga desta quarta-feira uma posição dos rebeldes tuaregues e árabes opostos ao governo, perto da localidade de Tabankort (norte). Uma dezena de pessoas morreu", afirmou à AFP uma fonte militar ocidental.

"A situação é muito volátil e é essencial acalmar as coisas" nesta área, onde grupos rebeldes e unidades militares que apoiam o governo estão em confronto há mais de um mês, acrescentou a fonte.

Uma fonte da ONU confirmou esta informação, acrescentando que, juntamente com os combatentes do Gatia dois homens-bomba se explodiram e um terceiro foi morto por rebeldes do Alto Conselho para a unidade do Azawad (HCUA) e do Movimento Nacional de Libertação do Azawad (MNLA), dois grupos armados rebeldes tuaregues.



Os confrontos em Tabankort comprometem o processo de paz entre o governo e grupos rebeldes, alertaram recentemente a Argélia e a ONU, que conduzem a mediação entre as duas partes.