Oito militares franceses e dois gregos morreram nesta segunda-feira, quando um caça-bombardeiro F-16 grego colidiu, durante exercícios, contra outros dois aviões em um centro de aperfeiçoamento para pilotos de elite da Otan na Espanha.
O acidente ocorreu às 15H15 locais (12H15 de Brasília) na base aérea de Los Llanes, na província de Albacete, 250 km a sudeste de Madri, usado como centro de aperfeiçoamento para pilotos da Aliança Atlântica, onde estão estacionadas aeronaves de vários países.
O avião grego, integrado no Tactical Leadership Programme, um programa da Otan, destinado a melhorar a cooperação multinacional em operações aéreas, "procedia a realizar um exercício quando, durante a manobra de decolagem, perdeu força", explicaram autoridades espanholas em um comunicado.
O acidente envolveu, pelo menos, cinco aviões do tipo Mirage franceses e Alfa-jet italianos, acrescentaram as fontes.
Imagens da TV mostraram espessas colunas de fumaça preta levantando-se dos destroços de pelo menos uma aeronave em chamas, enquanto bombeiros e socorristas se dirigiam ao local, que foi isolado.
Foi preciso apagar as chamas antes de estimar o número de vítimas e "avaliar os danos que podem ter sofrido outras aeronaves da Otan", prosseguiram as autoridades.
"Parece que há duas pessoas falecidas que são de nacionalidade grega e oito franceses", declarou às 21H00 locais (18H00 de Brasília) o chefe de governo espanhol, o conservador Mariano Rajoy, entrevistado ao vivo pelo canal privado de televisão Telecinco.
"Tenho conversado com o ministro da Defesa, fizemos isto ao longo de toda a tarde (...) Há muitos feridos, me falam de dez franceses, onze italianos", acrescentou, destacando que ainda é cedo para fornecer dados definitivos.
Um balanço provisório divulgado em comunicado pelo Ministério da Defesa e da Presidência da França confirmou os oito militares mortos e outros seis, gravemente feridos.
Cinco feridos foram levados a Madri para ser atendidos na unidade de grandes queimados do hospital de La Paz. Os demais foram levados ao Complexo Hospitalar Universitário de Albacete.
"Esta é uma tragédia para toda a família da Otan", afirmou o secretário-geral da Aliança Atlântica, o norueguês Jens Stoltenberg, declarando-se "profundamente entristecido" em comunicado divulgado em Bruxelas.
"Expresso minhas mais sinceras condolências aos amigos e às nações dos que perderam a vida e desejo uma rápida recuperação aos feridos", acrescentou.
O Centro de Formação de Los Llanos, cuja formação para pilotos de caça é considerada uma das mais exigentes e de melhor reputação do mundo, treina pilotos em várias especialidades, inclusive a guerra eletrônica, o reconhecimento e o combate aéreo.