Jornal Correio Braziliense

Mundo

Partido espanhol 'Podemos' comemora vitória do Syriza, na Grécia

Criado há apenas um ano, o Podemos aparece praticamente empatado com os conservadores do Partido Popular nas pesquisas

O partido espanhol Podemos comemorou neste domingo (25/1) a vitória do Syriza, na Grécia, sem esperar o resultado oficial das eleições legislativas gregas - na esperança de também sair vitorioso na Espanha nos próximos pleitos. "Vamos sorrir essa noite", disse o fundador do Podemos, Pablo Iglesias, aos cerca de 8.000 militantes de seu partido reunidos na tarde deste domingo perto de Valência, leste da Espanha. "Começa a esperança, termina o medo! Syriza, Podemos, venceremos", comemorou.

Leia mais notícias em Mundo

"Dizem que o caos vai chegar na Grécia. Eu digo que o caos já está na Grécia", continuou Iglesias, que na última quinta-feira esteve em Atenas para apoiar o líder do Syriza, Alexis Tsipras, no último comício da campanha. "O caos é que 25% dos trabalhadores deste país sejam pobres tendo um contrato e eu não quero que transformem meu país em Grécia, então temos que vencer", disse.

Criado há apenas um ano para denunciar a austeridade e a corrupção do que chama de "casta", os políticos tradicionais, o Podemos aparece praticamente empatado com os conservadores do Partido Popular nas pesquisas. O partido surpreendeu em maio de 2014 ao conquistar cinco lugares no Parlamento europeu contrariando todos os prognósticos.