Nove supostos guerrilheiros das FARC foram capturados pela polícia da Colômbia em várias operações realizadas no sudoeste do país - informou neste sábado (24/1) a instituição, em comunicado. Os supostos rebeldes, que integravam o sexto batalhão das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), foram presos em várias localidades do departamento de Cauca, informou a polícia.
As autoridades descreveram os capturados como responsáveis por um "ataque com rajadas de fuzil e explosivos às patrulhas da Polícia Rodoviária" em outubro de 2012, "na jurisdição do povoado de Yarumales, no município de Padilla, onde seis homens perderam a vida". Os rebeldes também são investigados por sua participação em um ataque a uma sede bancária do município de Caloto, em 2011, quando morreram quatro policiais, e o assalto a um carro forte em 2012, na região de Santander de Quilichao, entre outros crimes.
Leia mais notícias em Mundo
O governo e os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) iniciaram as negociações de paz em novembro de 2012, mas sem acertar um cessar-fogo bilateral, devido ao temor do governo de ceder espaço à guerrilha para se reagrupar. Em 20 de dezembro passado, as Farc anunciaram um cessar-fogo unilateral por tempo indefinido.
O conflito armado colombiano, o mais antigo do continente e no qual se enfrentam guerrilhas de esquerda, paramilitares de direita, forças militares e quadrilhas de narcotraficantes, deixou oficialmente 220.000 mortos e mais de 5,3 milhões de deslocados em mais de meio século.