Washington, Estados Unidos - A Casa Branca admitiu nesta sexta-feira que as possibilidades de se alcançar um acordo para deter o programa nuclear do Irã são de apenas 50%. "A probabilidade de êxito das negociações diplomáticas são de 50%", disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.
O governo do presidente Barack Obama tem sido pressionado por opositores republicanos e aliados regionais em Israel e na Arábia Saudita, países que querem endurecer as sanções ao Irã. O Congresso americano, controlado pelos republicanos, também quer aprofundar as sanções contra o Irã, medida que Obama ameaçou vetar.
Leia mais notícias em Mundo
A Casa Branca disse que se deve dar tempo às negociações, para que elas tenham sucesso, mas que também não podem ser usadas pelo Irã como "pretexto" para aliviar a crescente pressão diplomática. O complexo acordo submeteria o Irã a um monitoramento exaustivo e ao fim das operações que podem levar à criação da arma nuclear.
O dia 1; de julho é a data limite para se chegar a um acordo. Mas depois de meses de negociações e prazos vencidos, os Estados Unidos esperam concretizar um acordo político até 31 de março, deixando os detalhes técnicos para serem definidos antes de 30 de junho.
A Casa Branca expressou nesta sexta-feira a sua preocupação em relação à influência do Irã sobe milicia iemenita que cercou a capital de Sanaa, forçando a renúncia do governo aliado dos EUA.