Jornal Correio Braziliense

Mundo

Com epidemia em recuo, Serra Leoa suspende restrições para conter ebola

Metade da população havia sido clocada em quarentena

O presidente de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, anunciou a suspensão das medidas de restrição estabelecidas para conter a propagação do ebola, devido a sinais de recuo da epidemia no país. ;As restrições ao movimento das populações serão reduzidas para apoiar a atividade econômica". Segundo ele, as medidas valem para as províncias e outras localidades. O anúncio foi feito em discurso à nação transmitido pela televisão na quinta-feira (22/1) à noite.



;Entramos agora numa fase de transição. Tendo em conta os progressos realizados contra a doença, devemos agir para permitir o restabelecimento econômico e social;, explicou Koroma. Ele disse que o abrandamento das restrições ao comércio na Região Oeste inclui a capital, Freetown.

Lembrando ;o objetivo de zero casos até 31 de março;, o chefe de Estado disse que o governo prepara, agora, o recomeço das aulas ;para a terceira e a quarta semana de março;. ;O combate não terminou;, alertou o presidente. Ele apelou à população para que a vigilância seja mantida bem como as medidas de higiene e de prevenção, em particular não tocar nos doentes e nos mortos.