Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA: normalização de relações com a Bolívia deve acontecer 'passo a passo'

A Bolívia afirmou que a regularização das relações resultaria em uma reunião de cúpula entre os presidentes Evo Morales e Barack Obama

La Paz, Bolívia - Os Estados Unidos acreditam que devem avançar passo a passo com a Bolívia sobre a normalização de relações diplomáticas, abaladas desde 2008 pela expulsão mútua de embaixadores, afirmou nesta quinta-feira (22/1) em La Paz um funcionário do Departamento de Estado.

"O que nós expressamos é que este é um de passo a passo para a normalização das relações" entre os dois países, afirmou de maneira breve Tom Malinowski, subsecretário de Estado para a Democracia, Direitos Humanos e Trabalho, após reunir-se em La Paz com o chefe da diplomacia boliviana, David Choquehuanca.

[SAIBAMAIS]Malinowski chegou ao país para assistir à posse do presidente Evo Morales, liderando uma pequena delegação americana. No encontro bilateral se falou sobre "a necessidade de ação para uma normalização das relações", disse por meio de um tradutor.



A Bolívia afirmou que a regularização das relações resultaria em uma reunião de cúpula entre os presidentes Evo Morales e Barack Obama, segundo revelou no mês passado o chanceler Choquehuanca. A Bolívia expulsou no final de 2008 o embaixador americano Phillip Goldberg, acusando-o de apoiar um suposto complô da direita. Washington, que negou as acusações, também expulsou o embaixador boliviano em reciprocidade.

Morales, um indígena esquedista e amigo da Venezuela, de Cuba e do Irã, também expulsou, após a saída de Goldberg, a agencia antidrogas DEA dos EUA e optou por financiar a luta antidrogas com recursos próprios.