Jornal Correio Braziliense

Mundo

Estados Unidos vão entregar US$ 6 milhões à oposição moderada síria

Esta entrega, a primeira direta do governo americano ao governo interino, servirá para financiar programas de ajuda e de desenvolvimento

Os Estados Unidos entregarão 6 milhões de dólares ao "governo interino" hostil ao regime de Bashar Al-Assad para financiar projetos "nas zonas liberadas pela oposição síria moderada", anunciou nesta quinta-feira a instância rebelde.

Esta entrega, a primeira direta do governo americano ao governo interino, servirá para financiar programas de ajuda e de desenvolvimento, como a distribuição de alimentos, a reconstrução dos serviços públicos e o apoio aos conselhos locais do governo interino, explicou a Coalizão opositora.

O chefe do governo rebelde, Ahmad Tohme, indicou que o dinheiro será distribuído em duas etapas: a primeira de 4,4 milhão de dólares servirá para a reconstrução e a compra de materiais como bombas de água, geradores elétricos e cisternas, e a segunda, de 1,6 milhão de dólares, será utilizada para reforçar as instâncias locais e oferecer ajuda de urgência.

O governo opositor afirmou que os acordos haviam sido assinados com a agência americana de ajuda USAID, embora o nome da organização não apareça no material.

Mamduh Sud, encarregado de gerenciar as operações, explicou à AFP que os fundos serão distribuídos principalmente na província de Alepo e de Idleb. "Nos próximos meses, esperamos estendê-la ao norte de Lataquia e de Hama", afirmou.



Os rebeldes moderados tem perdido muito terreno nos últimos meses frente ao regime e aos jihadistas da Frente al-Nosra (braço sírio da Al-Qaeda) e do grupo Estado Islâmico no norte do país.

Tanto a Coalizão quanto o governo interino, baseados na Turquia, foram reconhecidos como representantes oficiais da oposição.