O Congresso dos Estados Unidos convidou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a proferir um discurso em 11 de fevereiro, anunciou nesta quarta-feira o presidente republicano da Câmara dos Representantes, John Boehner.
Este convite, reservado aos aliados mais próximos dos Estados Unidos, poderia ser visto como um gesto de desafio ao presidente Barack Obama, que está em conflito com o Congresso sobre a questão do programa nuclear iraniano.
Por sua vez, o primeiro-ministro israelense está em plena campanha eleitoral. "O primeiro-ministro Netanyahu é um grande amigo do nosso país, e este convite é um sinal do nosso compromisso sem reservas com a segurança e bem-estar de seu povo", disse Boehner em um comunicado.
"Dados os desafios atuais, convido o primeiro-ministro a falar ante o Congresso sobre a séria ameaça que o Islã radical e o Irã representam para a nossa segurança e modo de vida", acrescentou. Este seria o terceiro discurso de Netanyahu perante o Congresso dos Estados Unidos, depois de 1996 e 2011.