Uma equipe de cientistas japoneses anunciou que havia conseguido prever, de forma retrospectiva, a chegada de tufões duas semanas antes de seu surgimento, um avanço que pode ser empregado a partir de 2020 para limitar os efeitos deste temido fenômeno.
A equipe trabalhou utilizando os dados de oito tufões ocorridos em 2004 e conseguiu evidenciar os indícios que teriam permitido prever com uma confiabilidade de 40% a chegada de quatro deles (os mais potentes) duas semanas antes.
[SAIBAMAIS]"Como os ciclones tropicais sempre causam terríveis perdas humanas e materiais, é importante antecipá-los e limitar seus efeitos com base em previsões precisas sobre sua trajetória, intensidade e processo de formação com tempo suficiente para poder reagir", afirmou a equipe dirigida por Masuo Nakao, do instituto Jamstec.
Leia mais notícias em Mundo
Além do novo programa informático, que leva em conta os movimentos das nuvens em torno do planeta, "a utilização do supercomputador japonês K (com uma potência de cálculo de 10 petaflops) permitiu realizar muitos e extensos experimentos para determinar a capacidade de prever a criação de tufões tropicais", explicaram.
Estes meteorologistas estimam que para tomar as precauções necessárias para reduzir significativamente os danos de um tufão como o ocorrido nas Filipinas é preciso prevê-lo com uma antecedência de duas semanas a dois meses.