Beirute, Líbano - Ao menos 43 civis morreram na terça-feira (20/1) em um bombardeio aéreo do regime sírio contra uma zona controlada pelo grupo Estado Islâmico no nordeste do país, segundo um balanço divulgado nesta quarta-feira (21/1) pelo Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).
"Os ataques aéreos atingiram um mercado de gado no setor de Tall Hamis sob controle do EI", informou a ONG, que na terça-feira informou sobre 27 mortos.
"Os ataques aéreos atingiram um mercado de gado no setor de Tall Hamis sob controle do EI", informou a ONG, que possui uma rede de fontes civis, militares e médicas no país.
Tall Hamis é uma localidade árabe da província de maioria curda de Hasaka, no extremo nordeste da Síria. O grupo extremista EI expulsou dali os insurgentes que lutam contra o regime de Bashar al-Assad.
Segundo o jornal próximo ao poder Al Watan, "dezenas de membros do EI morreram na operação do exército ao sul de Tall Hamis".
Estes jihadistas "utilizam o mercado de gado como local para traficar o petróleo bombeado ilegalmente", acrescenta o jornal.
Desde seu envolvimento na guerra na Síria em 2013, o EI se apoderou de diversos campos petrolíferos.
Segundo o OSDH, as posições do EI em Hasaka são alvos de ataques aéreos diários do regime e da coalizão antijihadista liderada pelos Estados Unidos.