Mundo

Papa diz que católicos não precisam se reproduzir como coelhos

Ele reafirmou a proibição dos métodos contraceptivos artificiais, mas ressaltou que há formas permitidas pela igreja católica que podem garantir que famílias tenham controle sobre o número de filhos

postado em 20/01/2015 20:14
Ele reafirmou a proibição dos métodos contraceptivos artificiais, mas ressaltou que há formas permitidas pela igreja católica que podem garantir que famílias tenham controle sobre o número de filhos
O Papa Francisco disse nesta terça-feira (20/1) que para ser um bom católico não é preciso se reproduzir como coelhos e, em vez disso, é necessário existir uma "paternidade responsável". O pontífice fez a declaração durante uma viagem de volta das Filipinas, onde se reuniu com crianças que viveram nas ruas e que foram abandonadas pelos pais.

"Algumas pessoas pensam - e desculpem minha expressão aqui - que, para ser um bom católico, eles precisam ser como coelhos. Não. Paternidade tem a ver com responsabilidade. Isto é claro", disse o papa em coletiva.

Francisco falou sobre o controle de natalidade e população, temas levantados nas Filipinas, onde a igreja local se opõe a uma lei do governo que torna os contraceptivos mais acessíveis.



[SAIBAMAIS]Ele reafirmou a proibição dos métodos contraceptivos artificiais, mas ressaltou que há formas permitidas pela igreja católica que podem garantir que famílias tenham controle sobre o número de filhos desejados.

O papa afirmou ainda que a paternidade tem a ver com responsabilidade e citou o caso de uma mulher grávida que conheceu. Ela tinha tido sete filhos por cesarianas e esperava a oitava criança. Segundo o pontífice, esse é um exemplo de gravidez irresponsável, já que pode oferecer riscos de saúde.

Francisco enfatizou, respondendo a uma pergunta, que nenhuma instituição deve impor opiniões sobre como devem ser as famílias. "Cada pessoa merece conservar sua identidade sem ser colonizada ideologicamente", acrescentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação