Jornal Correio Braziliense

Mundo

Jornal chinês critica revista francesa que fala de 'perigo amarelo' no país

"Talvez essa revista queira chamar a atenção do mundo inteiro, seguindo o exemplo da Charlie Hebdo", refletiu o jornal Global Times

A imprensa oficial chinesa denunciou nesta segunda-feira a indecência da última capa da revista satírica francesa Fluide Glacial, que fala do "perigo amarelo", referindo-se à comunidade chinesa na França. "Talvez essa revista queira chamar a atenção do mundo inteiro, seguindo o exemplo da Charlie Hebdo", refletiu o jornal Global Times.

[SAIBAMAIS]"Perigo amarelo, e se já for muito tarde?", afirma a capa da Fluide Glacial, ilustrada com um francês típico conduzindo um riquixá no qual viaja um chinês junto a uma mulher loira, visivelmente seduzida, em uma rua na qual todas as lojas têm nomes chineses. "Que indecência", acrescentou o Global Times, jornal em inglês próximo ao Partido Comunista chinês, em um editorial intitulado "A moda da liberdade de expressão pode agravar os conflitos", afirma.

Leia mais notícias em Mundo

Desde o surgimento do movimento "Je suis Charlie" em reação ao atentado contra a revista francesa, a imprensa chinesa critica severamente a concepção francesa da liberdade de expressão. Aconselhamos a "sociedade francesa a parar de representar a imagem do profeta", indicou o Global Times.

"É mais difícil para os muçulmanos mudar sua fé que para a Europa ajustar sua concepção da liberdade de expressão", acrescentou o jornal. Um porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores, Ong Lei, disse que havia visto a capa da Fluide Glacial e, sem falar especificamente da França, convocou todos os países a ter um espírito de abertura e integração baseado no respeito mútuo.