O secretário americano de Estado, John Kerry, viajará a Londres na quinta-feira para presidir junto ao seu colega britânico um encontro com os membros da coalizão que combate o grupo Estado Islâmico (EI), anunciaram no domingo fontes oficiais.
[SAIBAMAIS]A porta-voz de Kerry, Jen Psaki, indicou que a reunião de um dia que terá a participação de ministros das Relações Exteriores de 20 países, incluindo Estados árabes, se centrará nos "esforços conjuntos (da coalizão) para enfraquecer e derrotar o grupo EI".
O encontro será realizado em Lancaster House, no centro de Londres - segundo informou de forma paralela um funcionário britânico - duas semanas depois dos ataques de Paris cometidos por três homens que disseram agir em nome da Al-Qaeda e do grupo EI, que ocupa partes do Iraque e da Síria.
Na quinta e sexta-feira passados se reuniram em Washington o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.
Leia mais notícias em Mundo
As discussões da próxima quinta-feira se centrarão em cinco temas principais: combatentes estrangeiros, a campanha militar contra alvos do EI, suas fontes de financiamento, comunicações estratégicas e ajuda humanitária, acrescentou o funcionário britânico.
Além disso, Kerry terá um encontro bilateral em Londres com seu colega britânico, Philip Hammond, informou Psaki.
O chefe da diplomacia americana viajará posteriormente a Davos, onde será realizada a 45; edição do Fórum Econômico Mundial de quarta-feira a sábado, que contará com a participação de outros líderes políticos internacionais, como a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.