Jornal Correio Braziliense

Mundo

Acidente com avião militar mata ao menos 35 soldados na Síria

O avião teria caído depois de encostar em linhas de alta tensão na província de Idlib devido à má visibilidade resultante de uma névoa densa

Pelo menos 35 soldados sírios morreram na queda de um avião militar por causa do mau tempo, informou neste domingo o Observatório Sirio de Direitos Humanos (OSDH).

Segundo a ONG, o avião caiu após tocar um fio de alta tensão na província de Idlib, devido à má visibilidade por causa da neve. No entanto, o grupo Frente Al Nusra afirmou em uma mensagem do Twitter que havia derrubado a aeronave, mostrando fotografias do avião destruído e dos corpos das vítimas. Os veículos de comunicação oficiais informaram sobre o acidente, mas não ofereceram o balanço das vítimas.

"Um avião de carga de porte médio caiu na última noite no momento do pouso no aeroporto militar de Abu Duhur devido às más condições atmosféricas e à neve espessa", disse a agência oficial Sana.

O aeroporto de Abu Duhur é uma das últimas posições do regime na província de Idleb, conquistada em sua maior parte pelo Frente Al Nusra, ligado à Al-Qaeda.

De acordo com o OSDH, houve violentos enfrentamentos entre os combatentes do Al Nusra e as forças do regime, que tentavam chegar ao local do acidente para recuperar os corpos das vítimas.

Vários aviões e helicópteros do regime foram derrubados por grupos armados desde o início do sangrento conflito, que já dura mais de três anos.



Em dezembro, o grupo Estado Islâmico (EI) capturou um soldado jordaniano após a queda de seu avião na campanha aérea internacional contra os jihadistas. O EI assegurou que havia abatido o avião, mas os Estados Unidos e a Jordânia contestaram essa versão.