Um suicida detonou neste domingo os explosivos que carregava em seu veículo estacionado em um ponto de ônibus de Potiskum, no nordeste da Nigéria, deixando ao menos quatro mortos e 48 feridos, informaram à AFP fontes policiais e hospitalares.
"Um suicida detonou seu carro em um ponto de ônibus", explicou um agente da polícia de Potiskum, a capital econômica do estado de Yobe. "Retiramos quatro corpos e 48 feridos", acrescentou. O balanço confirma o fornecido por uma enfermeira do hospital geral de Potiskum, que disse ter recebido cinco corpos, incluindo o do terrorista, e 48 feridos.
O atentado não foi reivindicado até o momento, mas Potiskum, capital econômica do estado de Yobe, já foi cenário de atentados perpetrados pelo grupo islamita Boko Haram.
Segundo várias testemunhas, houve uma explosão na estação de Tashar Kunne, na periferia da cidade, às 10H30 do horário local (9H30 GMT). Um terrorista suicida jogou seu carro contra os veículos estacionados perto dos quais no momento entravam passageiros.
"Vi o suicida diminuir a velocidade duas vezes antes de acelerar de repente e jogar seu carro contra os ônibus estacionados à espera de passageiros", declarou à AFP Umar Sani, comerciante de um dos postos situados nos arredores da estação. No fim de semana anterior, um duplo atentado suicida matou quatro pessoas na mesma cidade.
Potiskum sofreu numerosos ataques do Boko Haram. Em novembro de 2014, um atentado matou 14 pessoas em uma procissão xiita, e uma semana depois, um suicida se imolou em um instituto, matando 58 pessoas e ferindo uma centena.