Três soldados morreram e 18 ficaram feridos nas últimas 24 horas em enfrentamentos com separatistas pró-russos no leste da Ucrânia, anunciou neste sábado um porta-voz militar ucraniano, que informou que o aeroporto de Donetsk continua sob controle das tropas do governo.
"O confronto no aeroporto de Donetsk continua. Os rebeldes atacaram as posições das tropas ucranianas no novo terminal e na torre meteorológica. Este lugar estratégico esta sob nosso controle", garantiu o porta-voz Andrii Lysenko.
[SAIBAMAIS]
Os separatistas lançaram nessa quinta-feira uma ofensiva para tentar conquistar as últimas zonas do aeroporto sob controle ucraniano, onde "a situação é muito tensa", acrescentou.
Lysenko não informou se o balanço das baixas inclui um soldado morto na sexta-feira por uma bomba disfarçada de presente, oferecido por um suposto civil a militares.
O porta-voz militar reiterou que os pró-russos utilizam armas russas potentes nos combates, entre elas "lança-foguetes múltiplos Smerch e Uragan".
"Os serviços de informação detectaram equipamentos militares pesados da Federação Russa perto de Rostov do Don (cidade russa situada a centenas de quilômetros da fronteira) que são deslocados para o território ucraniano", declarou.
A Rússia sempre desmentiu as acusações da Ucrânia e os países ocidentais sobre uma eventual ajuda em armas e soldados aos separatistas pró-russos.