Bruxelas- As autoridades cubanas e a União Europeia (UE) acordaram celebrar a terceira rodada de negociações de um acordo para normalizar suas relações no início de março, indicaram diferentes fontes em Bruxelas à AFP.
[SAIBAMAIS]Esta é a terceira rodada das negociações do Acordo Bilateral de Diálogo Político e Cooperação, que deveria ter sido realizado no início de dezembro, mas foi adiado para janeiro e depois suspenso sem previsão de uma nova data.
Fontes diplomáticas informaram, contudo, que o encontro será celebrado em Havana nos dias 4 e 5 de março. Uma das fontes explicou que "a condição da UE era que Cuba não impusesse restrições aos temas discutidos, em particular os relativos a direitos humanos e ao papel da sociedade civil".
A assinatura desse acordo permitiria a derrogação da "Posição Comum" europeia de 1996, que condiciona a cooperação a avanços em matéria de direitos humanos e liberdades individuais na ilha. Bruxelas e Havana deram início às negociações do acordo em maio. Em agosto, tiveram um segundo encontro.
Nessa terceira rodada, as partes devem começar a abordar os "temas sensíveis", como direitos humanos e sociedade civil, como antecipou o embaixador do bloco em Cuba, Herman Portocarero, em novembro.
Cuba é o único país da América Latina que não tem acordo de diálogo político com a UE, que em 2003 suspendeu a cooperação com a ilha após a prisão de 75 dissidentes cubanos posteriormente libertados. Após o anúncio de diálogo e cooperação entre Cuba e UE, em junho de 2008, Havana assinou acordos bilaterais com 15 países dos 28 do bloco.