Genebra- Os Estados Unidos e o Irã mantiveram negociações substanciais em Genebra para acelerar um acordo sobre o programa nuclear do país asiático, informou uma fonte americana nesta quarta-feira (14/1).
"O secretário de Estado americano, John Kerry, e seu colega iraniano, Mohamad Javad Zarif, celebraram negociações substanciais durante aproximadamente cinco horas nesta quarta-feira (14/1) sobre uma série de temas, com um pequeno grupo de conselheiros das duas partes", acrescentou a fonte.
Esse avanço surpreendente ocorreu depois que os dois diplomatas se reuniram por cinco horas em Genebra, um encontro que foi qualificado como "substancial" por um funcionário americano. Uma hora e meia depois dessa reunião de trabalho, o secretário de Estado voltou ao hotel Mandarin Oriental de Genebra para se reunir com Zarif, mais uma vez, um encontro que não estava previsto.
Ambos tentam superar o impasse que levou as partes envolvidas nas negociações a estourarem os dois prazos estabelecidos anteriormente para um acordo completo sobre a questão nuclear iraniana. Já estava programada uma série de reuniões de especialistas iranianos e americanos na quinta, sexta e sábado, antes do encontro entre o Irã e o grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) no próximo domingo.
Zarif disse aos jornalistas que as discussões são "importantes". "Penso que vão mostrar disposição dos dois lados para avançar e acelerar o processo", disse o diplomata iraniano. Ao ser questionado se conseguiria um acordo mais amplo antes da data-limite estabelecida, de 1; de julho, o funcionário foi cauteloso e declarou: "veremos".
Na próxima sexta, 16 de janeiro, o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, vai se reunir com o chanceler iraniano, em Paris - informou uma fonte diplomática francesa nesta quarta. Nesse mesmo dia, o presidente francês, François Hollande, receberá o secretário John Kerry, que também tem um encontro agendado com Fabius pela manhã. A fonte consultada pela AFP não confirmou se haverá uma reunião entre os três, no momento em que se anunciam avanços nas negociações sobre o programa nuclear iraniano.