Genebra- O secretário de Estado americano, John Kerry, chegou a Genebra, nesta terça-feira (13/1), para se reunir com o colega iraniano, como parte da ofensiva das potências ocidentais para alcançar um acordo sobre a questão do programa nuclear daquele país.
O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif, sugeriu nesta segunda-feira (12/1) que um papel mais ativo da Rússia poderia acelerar estas conversações, à medida que se aproxima a data limite de 1; de julho.
Kerry disse que o objetivo do encontro com Zarif é "fazer um balanço" do estado das negociações e fornecer pautas para sua equipe de negociação antes da nova rodada de negociações entre o Irã e o grupo conhecido como P5%2b1, que devem voltar à mesa em 18 de janeiro.
Kerry declarou, ainda, aos jornalistas, durante uma escala na Índia, que espera "acelerar o processo para obter mais avanços". Os diplomatas temem que o tempo esteja se esgotando e congressistas americanos defendem uma nova onda de sanções contra o Irã diante da falta de avanços.