Jornal Correio Braziliense

Mundo

Washington adverte americanos para ataques terrorista no mundo

O alerta foi feito após os ataques em Paris nas últimas 48 horas

Os Estados Unidos advertiram nesta sexta-feira os cidadãos americanos no exterior para o risco de atentados em todo o mundo, após os ataques em Paris nas últimas 48 horas.

"O departamento de Estado está preocupado com a ameaça contínua de atentados terroristas, protestos e outros atos de violência contra cidadãos e interesses dos Estados Unidos no exterior".

"As informações atuais permitem pensar que o Estado Islâmico (EI), a Al-Qaeda, suas organizações aliadas e outros grupos terroristas continuam planejando ataques terroristas contra interesses americanos e ocidentais na Europa", destaca o departamento de Estado.

"Informações confiáveis indicam que grupos terroristas planejam continuar com seus ataques contra interesses dos Estados Unidos no Oriente Médio e no norte da África", acrescenta o departamento de Estado, citando o grupo Estado Islâmico na Síria e no Iraque, o Hezbollah, a Al-Qaeda no Magreb Islâmico (Aqmi) e a Al-Qaeda na Península Arábica (Aqpa), grupo ativo no Iêmen.

O departamento de Estado atualiza regularmente este documento de alerta mundial destinado a seus cidadãos residentes no exterior. A versão publicada na noite desta sexta não menciona explicitamente os atentados perpetrados na França.