[FOTO363552]
As forças policiais estão tentando estabelecer diálogo com os irmãos Kouachi, acusados pela chacina na revista francesa e que se encontram entrincheirados em uma gráfica na periferia de Paris, segundo o ministério do Interior. "A prioridade é estabelecer um diálogo", declarou aos jornalistas Pierre-Henry Brandet, porta-voz do ministério.
Uma grande operação foi montada para ;neutralizar os autores; do atentado à revista Charlie Hebdo, segundo o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve. Antes de invadirem a gráfica, a polícia perseguiu os dois suspeitos e houve troca de tiros. Centros de ensino da região foram esvaziados. Cerca de 200 crianças de uma pré-escola, de uma escola de ensino fundamental e de outra de ensino médio "serão levadas ao ginásio da cidade, onde seus parentes poderão pegá-las", disse um porta-voz do conselho da cidade.
O prefeito da cidade de Montagny-Sainte Félicité contou à publicação Le Figaro que os irmãos Kouachi roubaram um carro na manhã desta sexta-feira. Segundo ele, a motorista de um Peugeot 206 que passava por uma estrada às margens de uma floresta foi abordada pelos dois homens, obrigada a ficar no banco de trás do veículo e solta pouco depois.
[SAIBAMAIS]A empresa Création Tendance Découverte (CTD), onde os fugitivos se esconderam, é uma pequena gráfica de impressão e publicidade que conta com quatro funcionários, segundo seu site. Ela está localizada em uma zona industrial da cidade.
O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, declarou nesta sexta-feira (9/1), que a França está em guerra "contra o terrorismo, não contra uma religião", e estimou que serão necessárias novas medidas "para responder à ameaça". "Estamos em uma guerra contra o terrorismo. Não estamos em uma guerra contra uma religião, contra uma civilização", declarou Valls.
O jornal Le Figaro ressaltou ainda que em um possivel diálogo com a polícia os irmão teriam dito que querem "morrer como mártires". O veículo de comunicação relatou ainda que a informação foi confirmada por um deputado de Dammartin-en-Goêle, onde fica a pequena empresa de impressão.