Jornal Correio Braziliense

Mundo

'Vive la France', escreve Obama em visita à embaixada francesa

O presidente norte-americano classificou o massacre como um "ataque terrorista"



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, realizou nesta quinta-feira uma visita à embaixada da França em Washington, um dia após o sangrento ataque ao jornal Charlie Hebdo, em Paris, por dois homens armados que executaram 12 pessoas.

"Vive la France" - escreveu Obama no livro de condolências da sede diplomática, antes de observar um minuto de silêncio e apertar a mão do embaixador francês em Washington, Gerard Araud.

O presidente retornou a Washington após uma viagem ao Arizona, e assim que pousou na capital federal seguiu para a sede diplomática francesa, constatou um jornalista da AFP.

"Disse ao presidente Obama que estamos profundamente comovidos com as reações do povo americano, por todas as expressões de condolências e apoio que recebemos", escreveu Araud no Twitter, pouco depois da visita.

Araud qualificou a mensagem de Obama no livro de condolências de "gesto comovedor e altamente significativo". "Os franceses estão agradecidos".

Na véspera, Obama qualificou o massacre de "ataque terrorista".

O sangrento ataque de quarta-feira, em Paris, provocou numerosas reações de apoio à França nos Estados Unidos, com muitas cidades realizando vigílias espontâneas pelas vítimas.