Jornal Correio Braziliense

Mundo

Senado americano dá aval ao projeto de oleoduto EUA-Canadá

O Comitê de Energia e Recursos Naturais, sob comando dos republicanos, deu 13 votos favoráveis contra 9

O painel do Senado americano deu sinal verde, nesta quinta-feira, ao controverso oleoduto Keystone XL, ao qual o presidente, Barack Obama, prometeu veto.

O Comitê de Energia e Recursos Naturais, sob comando dos republicanos, deu 13 votos favoráveis contra 9 à autorização para a construção do oleoduto que transportará petróleo bruto do Canadá para as refinarias americanas.

Todos os democratas, com exceção do senador Joe Manchin, se opuseram à lei.

A Câmara de Representantes votará na sexta-feira um texto que autoriza o início imediato da construção do oleoduto Keystone XL. A maioria republicana é capaz de aprovar com facilidade o documento, que deve, em seguida, receber o aval da Câmara e do Senado, antes de chegar às mãos de Obama.

O projeto da empresa TransCanada é fortemente apoiado por Ottawa está suspenso há seis anos por decisão do governo Obama.

Os republicanos ressaltam que Keystone é a prioridade máxima para eles no início de 2015, e que a construção do oleoduto deve gerar cerca de 10 mil empregos no setor da construção civil. Outro argumento republicano é de que a implementação do projeto contribuirá com a segurança energética do país.

Na terça-feira, a Casa Branca informou que o presidente Obama estaria disposto a vetar o projeto, embora destacando a necessidade de respeitar o processo administrativo em curso.