Jornal Correio Braziliense

Mundo

Islamitas do Boko Haram destroem 16 povoados na Nigéria

No final de semana passado, o grupo se apoderou de uma destacada base militar do nordeste ds Nigéria, às margens do lago Chade

O grupo islamita Boko Haram lançou novos ataques, esta semana, no nordeste da Nigéria e destruiu ao menos 16 povoados na região, deixando um número incerto de vítimas. "Queimaram totalmente os 16 povoados, incluindo Baga (centro comercial da região)", afirmou Musa Bukar, um dirigente local.

No final de semana passado, o grupo se apoderou de uma importante base militar do nordeste da Nigéria, às margens do lago Chade, e conseguiu, assim, controlar as fronteiras com Chade, Níger e Camarões.

Leia mais notícias em Mundo


Centenas de insurgentes, fortemente armados, lançaram no sábado um ataque sobre esta região, tomando o controle de Bagam da base militar, e de aldeias próximas, ao longo de várias horas de combate.

Segundo Abubakar Gamandi, chefe do sindicato de pescadores de Borno, os moradores tentaram se refugiar em meio à vegetação nos arredores das aldeias e os islamitas os perseguiram em motos, atirando contra eles pelas costas. "Ainda há corpos no mato, mas não é prudente ir buscá-los para enterrá-los", disse Bukar. O balanço definitivo de vítimas será difícil de estabelecer, pois milhões de moradores fugiram para a capital do estado, Maiduguri, ou para o vizinho Chade.

O Boko Haram ainda tem em seu poder mais de 200 jovens sequestradas em abril no instituto de Chibok, no estado de Borno. Desde então, o grupo islamita, que proclamou um "califado" nas regiões sob seu controle, sequestra regularmente dezenas de homens, mulheres e crianças, aos quais obriga a fazer tarefas diárias nos acampamentos insurgentes ou a lutar na primeira linha de combate.