Nova Délhi - Um parlamentar do partido do governo na Índia pediu que as mulheres hindus tenham ao menos quatro filhos com o objetivo de proteger sua religião, o que gerou mal-estar no país.
Sakshi Maharaj, legislador representante do estado de Uttar Pradesh (norte) do partido nacionalista hindu BJP, do primeiro-ministro Narendra Modi, disse em um discurso na terça-feira que as mulheres hindus têm que considerar como seu dever ter famílias grandes.
"Chegou o momento de as mulheres hindus terem ao menos quatro filhos para protegerem a religião hindu", declarou Maharaj ante uma congregação religiosa na cidade de Meerut (norte).
As declarações de Maharaj provocaram mal-estar nas redes sociais e seu nome se converteu em um "trending topic" no Twitter, onde muitos pediram que Modi dê explicações.
"Por que o primeiro-ministro manteve o silêncio por 24 horas? É esta a nova política populacional na Índia? O país quer saber, a nação quer uma resposta", disse Abhishek Manu Singhvi, uma importante figura do partido do Congresso, na oposição.
Os hindus representam 80% da população na Índia, um país com um total de 1,2 bilhão de pessoas, embora oficialmente o Estado seja secular e abrigue um número considerável de muçulmanos, budistas e cristãos.