Jornal Correio Braziliense

Mundo

Confronto na fronteira mata cinco paquistaneses e um soldado indiano

A Índia cancelou as negociações de paz em agosto, depois que o Paquistão consultou os separatistas da região

Islamabad- Cinco civis paquistaneses e um soldado indiano morreram esta segunda-feira (5/1) em um novo confronto na fronteira entre os dois países, informaram as autoridades. A tensão entre os países vizinhos, ambos dotados de armas nucleares, aumentou na semana passada depois que um agente indiano de fronteira e dois paramilitares paquistaneses morreram em uma troca de tiros na região.

Nesta segunda-feira (5/1), os confrontos provocaram a morte de quatro civis no Paquistão, inclusive de um adolescente e de uma mulher, perto da cidade de Sialkot, informou o exército em um comunicado.

"As forças paquistanesas estão respondendo aos disparos da Índia", acrescentaram as autoridades. Durante o dia, a polícia indiana informou que um guarda fronteiriço morreu em um confronto na região de Hiranagar.

Índia e Paquistão, que já se enfrentaram em duas guerras pela Caxemira, uma região de maioria muçulmana, se acusam mutuamente de um recrudescimento da violência na região desde 6 de outubro passado.



A Índia cancelou as negociações de paz em agosto, depois que o Paquistão consultou os separatistas da região, um gesto do novo premiê conservador, Narendra Modi, interpretado como um endurecimento da postura indiana com relação ao conflito.