Jornal Correio Braziliense

Mundo

Carros de diplomatas americanos são apedrejados na Cisjordânia

O consulado americano em Jerusalém ainda não fez declarações sobre o ocorrido

Jerusalém - Um comboio diplomático norte-americano foi apedrejado nesta sexta-feira perto de uma colônia da Cisjordânia ocupada, supostamente por colonos israelenses - informou uma porta-voz da polícia israelense.

Os diplomatas dos Estados Unidos estavam se deslocando após as queixas feitas por palestinos de que os colonos teriam tirado mais de 5 mil pés de oliveira plantados recentemente numa terra que voltou a ser arada após anos de batalha judicial, segundo o jornal israelense Haaretz.

Leia mais notícias em Mundo


"Segundo os primeiros elementos da investigação, os colonos atiraram pedras contra os carros do consulado americano perto da ocupação ilegal de Adei Ad, perto do vilarejo palestino de Turmus Ayya", nordeste de Ramallah, explicou a polícia. "As pedras não causaram nenhum dano e o comboio retomou seu caminho. Uma investigação policial foi aberta", disse.

Nenhuma declaração foi feita pelo consulado americano em Jerusalém.

As colônias na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Ocidental anexada são consideradas ilegais pela comunidade internacional.

O incidente ocorreu no setor onde um alto funcionário palestino, Ziad Abou Ein, foi morto em 10 de dezembro após confrontos com o exército israelense durante uma manifestação contra a colonização israelense e o confisco de terras palestinas.