O casamento homossexual foi legalizado na Escócia desde esta quarta-feira às 00h01, hora em que dois casais escolheram para se casar no país.
A Escócia segue assim a Inglaterra e o País de Gales, onde os primeiros casamentos gay foram celebrados no dia 29 de março do ano passado. A Irlanda do Norte, muito dividida sobre o assunto, é agora a única das quatro regiões do Reino Unido onde esse tipo de união é proibida.
Vestidos com saias kilts, Joe Schofield e Malcolm Brown, ambos de 42 anos, chegaram à sala de cerimônias ao som de una gaita e começaram as formalidades do casamento quando chegou a meia-noite.
"Vamos seguir com nossas vidas, mas agora posso dizer com prazer: ;é meu marido;. É genial", declarou Malcolm Brown a la BBC.
Outro casal feliz, Susan Douglas-Scott, de 54 anos, e Gerrie Douglas-Scott, de 59, também disse o sim nesta madrugada, tendo a primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon como testemunha.
"É um dia memorável para a igualdade na Escócia, o dia em que casais do mesmo sexo têm o direito a se casar com a pessoa que amam", comemorou Sturgeon.
O matrimônio homossexual é legal em outros 14 países e em 16 estados dos Estados Unidos.