Jornal Correio Braziliense

Mundo

Milhares de pessoas deixam o Sul das Filipinas após inundações

Em algumas áreas a água alcançou 1,5 metro de altura e as equipes de resgate precisaram usar lanchas para ajudar no resgate aos moradores

As inundações obrigaram a evacuar nesta segunda-feira (29/12) milhares de pessoas no sul das Filipinas, onde uma tempestade tropical atinge a região com fortes ventos e chuvas intensas, disseram as autoridades.

Na província de Surigao do Sul, onde a tempestade - conhecida localmente como Seniang - tocou terra antes do amanhecer, 4 mil pessoas foram transferidas a abrigos temporários, disse à AFP o governador Johnny Pimentel. "As chuvas são muito fortes e não houve trégua nos últimos três dias", disse Pimentel, ressaltando que outras 6 mil pessoas podem ser evacuadas durante o dia. O responsável filipino não informou sobre vítimas fatais.

Em algumas áreas, onde a água alcançou 1,5 metro de altura, as equipes de resgate precisaram ajudar em lanchas os moradores presos em suas casas, disse. Além disso, os fortes ventos, de até 80 quilômetros por hora, derrubaram árvores e destelharam algumas casas.



Dois voos procedentes de Manila em direção à região foram cancelados nesta segunda-feira, disseram em um comunicado as autoridades aeroportuárias da capital filipina.

A tempestade, que avança a oeste a 11 quilômetros por hora, deve cruzar o centro das Filipinas nos próximos dois dias. Surigao do Sul, na pobre região agrícola de Caraga, é uma das províncias mais propensas a inundações.