Jornal Correio Braziliense

Mundo

Islamitas somalis reivindicam ataque que deixou quatro feridos

As forças da União Africana mobilizada na Somália desde 2007 para lutar contra os shebab contam com quase 22.000 homens

Mogadíscio - Os islamitas somalis shebab reivindicaram nesta quinta-feira um ataque contra a principal sede da Força da União Africana na Somália (AMISOM) na capital Mogadíscio, que deixou quatro feridos.

Três soldados da AMISOM e um civil ficaram feridos no ataque, mas a situação se encontra "sob controle". "A situação está totalmente sob controle", assegurou a AMISON no Twitter, três horas após o ataque.

Leia mais notícias em Mundo

Todos os funcionários da base "estão sãos e salvos", informou a AMISOM, depois que várias autoridades confirmaram um ataque. "Nossos oficiais estão dentro do quartel-general das tropas estrangeiras na Somália", afirmou à AFP o porta-voz dos shebab, Abdulaziz Abu Musab.

"Aconteceram fortes explosões na entrada dos fundos da sede da AMISON e uma troca de tiros, mas não temos detalhes", afirmou mais cedo Abdi Ahmed, comandante de polícia. Uma fonte ocidental afirmou que entre 15 e 20 criminosos participaram no ataque.

O porta-voz do exército ugandês informou que o confronto terminou. "Um dos assaltantes foi morto dentro (da base)", disse Paddy Ankunda.

O quartel-general da AMISOM é um conjunto fortificado que fica dentro do aeroporto de Mogadíscio, localizado em uma área considerada segura, que abriga várias embaixadas.

As forças da União Africana mobilizada na Somália desde 2007 para lutar contra os shebab contam com quase 22.000 homens.