Jornal Correio Braziliense

Mundo

Estados Unidos anunciam morte de líderes do EI em ataques aéreos

Fonte oficial de Defesa americano informa que muitos jihadistas morreram em ataques no norte do Iraque

Washington-Vários líderes do grupo Estado Islâmico foram mortos em ataques aéreos dos Estados Unidos no norte do Iraque nos últimos dias, informou nesta quinta-feira (18/12) uma fonte oficial de Defesa americano.

"Este foi o resultado de uma série de ataques aéreos este mês, realizados ao longo de vários dias", disse a fonte à AFP, sob a condição de ter sua identidade preservada. "Há muito dissemos que o comando e o controle, inclusive a liderança (do grupo EI) continuam sendo alvos válidos", acrescentou.

O funcionário destacou que a operação não foi "insignificante" e refletiu um esforço mais amplo para pressionar o grupo extremista, enquanto as forças iraquianas se preparam para uma importante contra-ofensiva nos próximos meses.



Também indicou que o chefe do EI, Abu Bakr al Bagdadi, não estava entre os líderes mortos. O jornal The Wall Street Journal deu a notícia em primeira mão sobre o ataque das forças americanas no qual morreram vários líderes chave do grupo jihadista.

Citando funcionários que falaram sob a condição de ter sua identidade preservada, o jornal destacou que entre 3 e 9 de dezembro, morreram em ataques aéreos Abd al-Basit, chefe das operações do EI no Iraque, e Haji Mutazz, assistente de Bagdadi.