Washington-Vários líderes do grupo Estado Islâmico foram mortos em ataques aéreos dos Estados Unidos no norte do Iraque nos últimos dias, informou nesta quinta-feira (18/12) uma fonte oficial de Defesa americano.
"Este foi o resultado de uma série de ataques aéreos este mês, realizados ao longo de vários dias", disse a fonte à AFP, sob a condição de ter sua identidade preservada. "Há muito dissemos que o comando e o controle, inclusive a liderança (do grupo EI) continuam sendo alvos válidos", acrescentou.
O funcionário destacou que a operação não foi "insignificante" e refletiu um esforço mais amplo para pressionar o grupo extremista, enquanto as forças iraquianas se preparam para uma importante contra-ofensiva nos próximos meses.
Também indicou que o chefe do EI, Abu Bakr al Bagdadi, não estava entre os líderes mortos. O jornal The Wall Street Journal deu a notícia em primeira mão sobre o ataque das forças americanas no qual morreram vários líderes chave do grupo jihadista.
Citando funcionários que falaram sob a condição de ter sua identidade preservada, o jornal destacou que entre 3 e 9 de dezembro, morreram em ataques aéreos Abd al-Basit, chefe das operações do EI no Iraque, e Haji Mutazz, assistente de Bagdadi.