Jornal Correio Braziliense

Mundo

Após sequestro em Sydney, campanha mostra solidariedade aos muçulmanos

As pessoas que usam o termo no Twitter se oferecem para caminhar pelas ruas ao lado de quem usa roupas tradicionais da religião

[SAIBAMAIS]Na tentativa de tentar minimizar o preconceito contra muçulmanos, a hashtag #illridewithyou ("andarei ao seu lado", em livre tradução) é um dos tópicos mais comentados no Twitter. Na segunda-feira (15/12), o termo ficou em primeiro lugar nos trending topics mundiais e nesta terça-feira (16/12) segue entre os assuntos mais falados na rede social.

A ideia surgiu durante sequestro de grande repercussão em Sydney (Austrália), que terminou com três mortos e sete feridos. Um sequestrador iraniano, que usava roupas muçulmanas, manteve vários reféns por mais de 17 horas, em uma cafeteria - ele fazia exigências mencionando o Estado Islâmico.

O premiê australiano Tony Abbott classificou o ataque como um atentado terrorista, mas descartou a relação do atirador com o grupo jihadista. Abbot disse que o sequestrador, identificado como Man Haron Monis, é ;um doente mental, com longo histórico de crimes;.

As pessoas que usam a hashtag na internet se oferecem para caminhar pelas ruas ao lado de quem usa roupas tradicionais da religião, como os lenços que cobrem a cabeça das mulheres ou o thobe, manta até os pés e com mangas longas. Veja algumas das mensagens: