Jornal Correio Braziliense

Mundo

Tumba de esposa de faraó da era de Ramsés é descoberta no Egito

Na tumba, os arqueólogos encontraram fragmentos de 20 estátuas funerárias

Cairo- Um grupo de arqueólogos franceses e egípcios descobriu, em Luxor, a tumba da esposa de um faraó que data da época de Ramsés, anunciou nesta quinta-feira (11/12) o ministério de Antiguidades do país.

"As buscas vão continuar para determinar o nome do faraó, casado com a dona da tumba", informou o ministério em um comunicado. A era ramsesiana abrange da XIX dinastia, entre 1314 e 1200 antes da nossa era, à XX dinastia, entre 1200 e 1085, na qual vários faraós usaram o nome de Ramsés.

Na tumba, os arqueólogos encontraram fragmentos de 20 estátuas funerárias denominadas "ushebit", sobre as quais estava gravado o nome da rainha, "Karomana".

Isto "vai ajudar a saber mais sobre esta personalidade importante", disse o ministério, destacando que foram descobertos poucos vestígios desta rainha, exceto uma estátua banhada em bronze que está no museu do Louvre, em Paris, vasos canópicos e 12 esculturas funerárias.



Luxor, uma cidade de meio milhão de habitantes situada nas margens do Nilo, é um museu a céu aberto onde se encontram templos e tumbas que datam da Antiguidade.