Jornal Correio Braziliense

Mundo

Estados Unidos negam a possibilidade de aplicar sanções contra Israel

As relações entre Estados Unidos e Israel sofreram um esfriamento desde o fracasso do processo de paz com os palestinos na primavera boreal passada

Os Estados Unidos desmentiram nesta segunda-feira qualquer intenção de impor sanções a Israel por sua política de colonização, após a imprensa israelense citar tal possibilidade.

"As informações da imprensa de que poderíamos considerar sanções contra Israel carecem de fundamento, disse a porta-voz Jennifer Psaki.

Psaki se referia a um artigo do jornal israelense Haaretz, da semana passada, sobre planos da Casa Branca para ações contra o aliado israelense diante da persistente colonização dos territórios palestinos.

Leia mais notícias em Mundo

No artigo, o jornal não falava diretamente em sanções, mas se referia a "medidas ativas contra a colonização", citando um alto responsável israelense.

"Nós impomos sanções através do mundo por uma série de razões, mas, evidentemente, esta não é a situação" com Israel, que é "um parceiro importante", afirmou Psaki, acrescentando que a colonização dos territórios palestinos é "ilegítima" e "contraria os interesses de Israel".

As relações entre Estados Unidos e Israel sofreram um esfriamento desde o fracasso do processo de paz com os palestinos na primavera boreal passada e com a aceleração, há um ano, das negociações internacionais sobre o programa nuclear do Irã.